Trombose Venosa Profunda (TVP)

trombose venosa profunda

A Trombose Venosa Profunda (TVP) ou como muitos conhecem Trombose, é uma doença causada pela formação de coágulos que prejudica a circulação nos vasos sanguíneos. Estes, geralmente aparecem nas pernas, coxas e pélvis.

Outros problemas no coração, cérebro e pulmão podem se desencadear, quando este coágulo se movimenta. Um deles é a embolia pulmonar que pode ser fatal. Cerca de 5 a 15% de pessoas que não fizeram o diagnóstico e tratamento da trombose venosa profunda morreram de embolia.   

Fatores de risco

A pílula anticoncepcional é um fator para o desenvolvimento da trombose venosa profunda, entretanto pesquisas indicam que os índices são baixos. Contudo, se a mulher fizer uso do medicamento associado a outros fatores podem sim aumentar as chances de ter a doença.

A falta de movimentos dos membros inferiores como: ficar sentado por muito tempo ou viagens constantes de avião também pode ajudar para a TVP. Algumas profissões contribuem para este quadro, porque a pessoa fica sem mover as pernas, o que impede o retorno do sangue para o coração e demais órgãos.

Questões genéticas, tabagismo, idade (acima dos 60 anos), varizes ou durante o período gestacional, tem maior propensão a desenvolver este bloqueio na circulação sanguínea.

Sinais da TVP

Os sintomas geralmente aparecem como: dores, inchaço, queimação e alteração na cor e na temperatura da região.

Caso você tenha algum desses sinais, procure um médico ou especialista para realizar uma avaliação.  

Diagnostico

Na consulta médica é uma feita uma análise de várias causas: estilo de vida, fatores genéticos, resultados de exames (ultrassonografia, tomografia e ressonância). Com base no resultado de todos estes pontos é possível finalizar o diagnostico e propor o melhor tratamento, que inclui o uso de medicamento, durante e após seu termino. Detalhe muito importante é que a trombose venosa profunda tem cura, fato às vezes desconhecido por muitos que teme procurar auxílio médico.

Tratamento

Como foi mencionado anteriormente, o tratamento inclui o uso de medicação, prescrita pelo médico, a partir da coleta de todas as informações dadas pelo paciente juntamente com os exames.

O objetivo do tratamento é impedir o crescimento e deslocamento do coagulo e, além disso, a chances de recorrência em outras regiões ou o retorno após o fim do processo. Portanto, caso o paciente não tome os devidos cuidados há sempre uma possibilidade de volta dos sintomas e de um novo diagnóstico positivo de trombose venosa profunda.

Prevenção

Para as pessoas que já tiveram trombose, é essencial continuar com as visitas aos médicos e especialistas.

Outros cuidados são importantes como: fazer exercícios regularmente, principalmente nos músculos inferiores. Ter uma alimentação balanceada e com pouca vitamina K (soja e alguns vegetais escuros), porque pode prejudicar a diluição no sangue. Isto vai ajudar no controle do peso, que pode causar a trombose venosa profunda.

Durante viagens de avião tome muita água, use roupas confortáveis e meias de compressão. As meias devem ser usadas em todos os momentos. Evite ficar na mesma posição por mais de 2 horas.

Por fim, não ingerir muita bebida alcoólica e tomar a medicação corretamente como prescrita pelo médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *