Quais benefícios da amamentação para a mãe e para o bebê?

Agosto00-aleitamento-materno-blog

A amamentação ou aleitamento materno é o processo natural de alimentar o bebê com o que de há mais saudável para o seu desenvolvimento, crescimento e favorecimento à criação de defesas naturais do organismo.

Saúde e afeto estão presentes no ato de amamentar

Diversos estudos comprovam os benefícios da amamentação para a saúde da mãe e do bebê e também por estreitar os laços de afeto entre eles. Nesse artigo vamos falar mais sobre:

  • Nutrientes do leite materno
  • Benefícios da amamentação para a saúde do bebê
  • Benefícios da amamentação para a saúde da mãe
  • Estreitamento de laços de afeto entre mãe e bebê

Nutrientes do leite materno

O leite materno é um alimento completo e nutritivo para os bebês, em sua composição possui todas as substâncias necessárias para o bom desenvolvimento do bebê e também para prevenção de doenças. Até os 6 meses de vida da criança, não é necessário complementar a alimentação do bebê com nenhum outro tipo de bebida ou preparo lácteo, sucos e nem mesmo água.

Nos primeiros dias de amamentação, a substância é chamada de colostro, é mais amarelado rico em proteínas e em fatores de defesa, para fortalecer a imunidade a doenças. Após esse período, é chamado de leite maduro.

As principais substâncias essenciais encontradas no leite materno são:

  1. Proteínas: Fonte de aminoácidos, importante para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Atua também na formação de defesas contra agentes microbiológicos, favorecendo a formação de um intestino saudável.
  2. Carboidratos: Fonte de energia para o bebê e importante para a absorção de minerais, principalmente o cálcio.
  3. Gorduras: Fornece energia e importantes ácidos graxos que ajudam na formação do cérebro do bebê.
  4. Vitaminas e minerais: Especialmente as vitaminas A, E e B12, cálcio, sódio e potássio, que são importantes para a formação e manutenção da visão, pele, massa muscular e densidade da massa óssea dos bebês.

Benefícios da amamentação para a saúde do bebê

O poder imunológico do leite materno e os nutrientes presentes em sua composição são importantes para prevenir doenças no bebê como:

  • Alergias
  • Infecção no ouvido
  • Diarreia
  • Vômitos
  • Obesidade infantil
  • Síndrome da morte súbita infantil

Benefícios da amamentação para a mãe

Amamentar também traz muitos benefícios para a mãe, por exemplo:

  1. Queima calorias, por isso ajuda a voltar ao peso anterior à gravidez mais rapidamente
  2. Previne câncer de ovário e de mama
  3. Ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal

Estreitamento de laços de afeto entre mãe e bebê

Além de todos esses benefícios para a saúde da mãe e do bebê, amamentar fortalece o vínculo “mãe e filho”. O bebê fica próximo ao corpo e ao rosto da mãe, e com isso vai se acostumando ao seu cheiro e toque que logo se tornam inconfundíveis.

No corpo da mãe, aumenta a liberação de serotonina, hormônio responsável pela sensação de prazer e bem-estar, por isso o ato é muito prazeroso para a mamãe e cria muitas lembranças boas desse momento.

É sempre bom saber e relembrar os vários benefícios e vantagens que a amamentação proporciona à mãe e ao bebê e é muito importante apoiar e incentivar esse ato de amor e saúde.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *