Os desafios da mulher moderna para manter a saúde em equilíbrio

780×400-Homenagem-ao-dia-das-mulheres2

O tempo em que vivemos é uma época repleta de facilidades e conforto. As comodidades da vida moderna ajudam muito as pessoas a terem uma vida mais tranquila. Em teoria, deveria ser assim.

Mas apesar disso, vivemos um tempo onde as pessoas andam cada vez mais estressadas, solitárias e exaustas. A correria do dia a dia parece não ter fim e as mulheres são as que mais sofrem por conta disso.

Casa, trabalho, estudos, família, amigos. Esta rotina a mil por hora cobra seu preço, que pode ser sentido principalmente na saúde das mulheres.

Conheça os principais desafios da mulher moderna para se manter equilibrada e sempre saudável.

Multitarefas

Não é segredo para ninguém que a grande maioria das mulheres enfrenta jornadas duplas ou até triplas. A mulher moderna é muito cobrada, desempenhando múltiplos papéis em seu dia a dia. Ela é profissional, estudante, mãe, cuidadora, tudo ao mesmo tempo.

Esta multiplicidade de papéis algumas vezes é imposta pela sociedade, mas também é um desejo das mulheres. Elas querem ser bem-sucedidas em suas carreiras, ser boas mães para seus filhos, ter relacionamentos significativos e aproveitar a vida.

E quem não quer tudo isso? Afinal, este é o pacote completo. Mas para ser esta mulher multifacetada, muitas vezes é preciso se desdobrar em várias e muitas vezes alguma coisa precisará ficar de lado.

E normalmente, o que acaba ficando de lado é o cuidado consigo mesma. Muitas mulheres acabam deixando de cuidar de si para cuidar dos outros e das muitas atividades do seu dia a dia. Elas nem sempre se veem como a sua principal prioridade.

Isso nem sempre é realizado de forma consciente. As mulheres querem se sentir plenas e realizadas e muitas vezes realmente tem muitas atividades ao longo do dia e simplesmente não conseguem olhar para si mesmas.

A falta de cuidado com a saúde , aliado a uma alimentação cada vez mais industrializada e a ausência de uma rotina saudável de exercícios físicos e sono regular cobra seu preço rapidamente. Estes fatores, aliados ao estresse ocasionado pela pressão das várias tarefas e responsabilidades faz com que cada vez mais mulheres entrem em colapso.

E com isso, muitas doenças consideradas predominantemente masculinas tem acometido o público feminino. É o caso das doenças cardíacas e dos AVCs, que nos últimos anos vem crescendo muito neste público.

A incidência de mulheres com problemas de pressão alta, diabetes e obesidade também cresceu, assim como outras doenças e condições que são relacionadas com hábitos e estilo de vida, como o fumo.

O corpo emite sinais de alerta de que está na hora de se cuidar que não devem ser ignorados pelas mulheres. E um dos principais desafios da mulher moderna é exatamente parar e ouvir o próprio corpo.

O desafio de ser muitas

A agenda atarefada e as pressões do dia a dia são grandes desafios para as mulheres que precisam dar conta de muitas responsabilidades e querem conquistar cada vez mais espaço no mundo.

E isso não é uma tarefa nada fácil. Afinal, o mundo não vive sem o toque feminino, mas nem sempre sabe valorizá-lo, principalmente no mercado de trabalho.

E quando a mulher se torna mãe, a cobrança e a pressão também aumenta. E esta pressão vem tanto de fora quanto de si mesma. Muitas querem ser as melhores mães do mundo e acabam se sobrecarregando com sentimento de culpa quando não podem estar com seus filhos o tempo todo.

A falta de suporte de muitos companheiros, seja na divisão das atividades diárias, seja no cuidado com os filhos traz uma carga mental imensa para elas, que se veem sobrecarregadas.

Além disso, muitas mulheres são as chefes de suas famílias, sendo responsáveis não só pelas tarefas de casa e pela criação das crianças, como também pelo sustento diário. O que soma mais preocupação e estresse.

Ao buscar afirmação em suas carreiras e em suas vidas, as mulheres acabam deixando de olhar para seu bem-estar como um todo. Mas é preciso se questionar sobre o valor das suas responsabilidades e se colocar como um item importante em sua lista de prioridades.

A mulher deve se colocar em lugar de destaque e cuidar de si mesma. Avaliar o seu estilo de vida e verificar o que ela anda fazendo por si mesma.

Um estilo de vida saudável é fundamental para manter o equilíbrio da vida. Adotar hábitos mais saudáveis faz toda da diferença na vida das pessoas e nunca é tarde para ter uma vida mais equilibrada e focada em hábitos melhores.

É importante estar atento sempre aos principais pilares de uma vida saudável: alimentação, exercícios, sono e bem-estar. Avalie o que está acontecendo em sua rotina e como ela está afetando a sua saúde.

Observar seus hábitos e identificar o que é bom e o que deve ser mudado é um dos primeiros passos em direção a um estilo de vida mais autoconsciente e saudável. É importante fazer esta autoavaliação e tomar atitudes que coloquem as mudanças em prática, em direção a uma rotina mais voltada para o equilíbrio da saúde e da vida como um todo.

Inclua novos hábitos a sua rotina, procure mudanças que façam sentido e que te tragam mais qualidade de vida. Pode ser aos poucos ou de uma vez só. O importante é conciliar a rotina do dia a dia com um estilo de vida saudável e que possa ser mantido a longo prazo, sem precisar abrir mão de suas atividades.

As mulheres querem e devem conquistar tudo que quiserem. Mas afinal, de que valem grandes conquistas sem ter uma boa saúde para usufruir delas? Por isso, o maior desafio das mulheres modernas é a busca pelo equilíbrio entre si mesma e suas muitas facetas e se colocar como uma prioridade.

Quer mais dicas para se manter sempre saudável? Continue em nosso site e siga-nos nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *