O uso de Amoxicilina no tratamento de infecções bacterianas

o-uso-de-amoxicilina-no-tratamento-de-infeccoes-bacterianas

A amoxicilina é um antibiótico eficaz no combate as bactérias, possui um princípio ativo que está incluso no grupo das penicilinas.

O medicamento é um inibidor da enzima transpeptidase bacteriana, utilizado no tratamento de infecções, a amoxicilina pode ser usada em conjunto com outros medicamentos, a fim de promover a eliminação de uma bactéria.

Seu modo de uso, varia de acordo com: o grau da patologia, o tempo recomendado pelo médico, e a infecção a ser tratada. Pode ser usado em crianças, idosos, adultos e gestantes.

Na mulher, o fármaco corta os efeitos dos anticoncepcionais ministrados por via oral, a amoxicilina promove dois eventos, o primeiro, causa alteração  no fluxo sanguíneo hepático, já no segundo, ocorre o  ativamento de enzimas que aumenta significamente a degradação destes anticoncepcionais, caso seja necessário o uso de amoxicilina em mulheres que estão fazendo o uso do anticoncepcional, recomenda se usar métodos alternativos  para evitar a gravidez.

O medicamento é utilizado para o tratamento de infecções bacterianas, como:

Infecções na cavidade oral

– Amigdalites (Causada pela bactéria Streptococcus pyogenes)

– Inflamação de garganta

– Pequenos ferimentos causados por agente bacterianos

Infecções na região Orofaringe

– Difteria (Causada pela bactéria  Corynebacterium diphteriae, os pacientes mais comuns são crianças de até 15 anos)

Infecções na região gastrointestinal

– Cólera (Causada pelo agente Vibrio cholerae, a doença possui um avanço agressivo podendo matar o paciente logo após as  48 horas dos primeiros sintomas, os principais sintomas incluem: Diarreia, dores de cabeça, vômitos e desidratação)

 – Listeriose (Causada pela bactéria Listeria monocytogenes)

Infecções em Órgãos genitais

– Gonorreia (Causada pela bactéria, Neisseria gonorreia)

– Uretrite (Causada pela bactéria Escherichia coli)

– Cistite (Causada pela bactéria Escherichia coli)

– Pielonefrite (Causada pela bactéria Escherichia coli, os sintomas iniciais incluem, sensação de queimação, urina escura, aumento na frequência da urina, e sangue na urina)

Infecções no aparelho respiratório

– Pneumonia (Causada pelo agente patológico Streptococcos pneumoniae, a doença evolui rápido, colocando em risco a vida do paciente, é comum que seja necessário ficar internado no hospital, para se começar o uso de antibióticos diretamente na veia, até que a doença esteja controlada, os sintomas iniciais incluem: Tosse com catarro, falta de ar, febre de 39ºC e fraqueza)

Atuação da Amoxicilina

A amoxicilina atua somente no combate as bactérias, não sendo capaz de combater infecções causadas por vírus, como a gripe e resfriados.

Seguir o tratamento é de extrema importância, caso o paciente esqueça de tomar uma dose ou até mesmo pule um horário, os níveis de amoxicilina no sangue diminuem. Sempre deve-seo tratamento até o fim, impedindo assim o surgimento de bactérias resistentes a esses antibióticos.

Antes de usar o medicamento devemos ler a bula, existe contraindicação para quem possui alergia a penicilina, pacientes com insuficiência renal (Devem ingerir doses ajustadas), durante a gravidez, o medicamento pode ser ingerido.

O uso de amoxicilina pode apresentar efeitos colaterais, como erupção da pele, diarreia, náusea, vômito, inflamação no trato gastrointestinal e alterações hepáticas, a leitura da bula deve ser feita antes da administração do medicamento

As doses são de acordo com as necessidades do organismo do paciente. Nunca utilize qualquer medicamento por conta própria, caso haja a necessidade de usar o fármaco, consulte o seu médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *