Como manter-se hidratado no verão?

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Com a chegada do verão e a presença de altas temperaturas surge a preocupação com a hidratação, afinal somos praticamente 70% de água. Mas como manter-se hidratado nesta época?

A resposta mais óbvia, é claro, a ingestão de água, mas a hidratação no verão vai muito além do simples ato de beber água. Por isso vamos dar algumas dicas de como manter-se hidratado nessa época e responder algumas dúvidas bastante comuns.

Água é vida

A água é a fonte da vida em nosso planeta e várias partes do nosso corpo dependem diretamente dela para funcionar corretamente. A hidratação no verão vai muito além de facilitar o trabalho de nossos rins, já que também facilita o trabalho do intestino. Se você tem dificuldades em ir ao banheiro, preste bastante atenção a estas dicas de como manter-se hidratado porque até isso melhorará quando o seu corpo estiver funcionando bem.

Outra função importante da hidratação em nosso organismo é manter a temperatura corporal. A ingestão de líquido no verão ajuda o nosso corpo a suar e assim se manter mais fresco.

Por fim, lembre-se que o nosso sangue é composto basicamente por água e é através dele que nutrientes, sais minerais e o oxigênio são distribuídos pelo nosso corpo.

Beba água

Pode parecer “chover no molhado” com o perdão do trocadilho, mas a melhor forma de manter a hidratação no verão é bebendo água. Apesar de a medida variar de pessoa para pessoa, especialistas apontam que a quantidade diária deve ser de aproximadamente 2 litros.

Pode parecer bastante, mas lembre-se que a água pura não é a única maneira de como manter-se hidratado. Você também pode obter a hidratação em outras fontes, por isso vamos listar algumas delas.

  • Águas: Saborizada, com gás, mineral ou natural a água é a principal fonte de hidratação, não apenas no verão, mas no ano inteiro;
  • Sucos e refrigerantes: Se você não gosta de água pura, pode optar pelos sucos de fruta ou os refrigerantes, mas aqui é preciso ter cuidado com o açúcar. Sucos industrializados e refrigerantes contém quantidades proibitivas de açúcar, por isso prefira os naturais.
  • Chás e cafés: Outras boas opções para quem precisa de um pouco mais de sabor na hora da hidratação no verão, porém cuidado com os excessos de chás que tenham cafeína e do café que podem trazer outros tipos de problemas para o organismo.
  • Frutas, legumes e verduras: Alguns alimentos possuem muita água em sua composição e são boas opções para complementar a ingestão de líquido no verão;
  • Sopas e caldos: As sopas parecem coisa de clima gelado, mas tem bastante gente que as toma mesmo no verão. Para quem não gosta da temperatura, existem também opções geladas que refrescam além de hidratar.

O dia inteiro

Como já dissemos neste guia de como manter-se hidratado no verão, é preciso beber 2 litros de água por dia, mas a melhor forma de fazer isso é distribuindo-se essa quantidade pelo dia. Tomar uma grande quantidade de uma só vez acaba sobrecarregando o corpo. Veja algumas dicas sobre a ingestão de água:

  • Logo pela manhã: Acordou? Então tome um copo de água. A ingestão de água assim que acorda ajuda o corpo a preparar o estômago para os processos digestivos e é uma boa forma de já começar o dia cumprindo a cota necessária.
  • Entre as refeições: Muitas pessoas se esquecem de beber água ou qualquer outro líquido nos períodos da manhã e da tarde, principalmente quando estão trabalhando ou estudando. E é aí que está um dos maiores erros, porque a pessoa acaba deixando para fazer isso junto com a refeição, o que não é bom, além de na própria refeição, já haver o consumo de líquidos através dos alimentos.
  • Antes de dormir: A hidratação no verão não pode parar e, ao contrário do que muita gente pensa, pode tomar água antes de dormir sim. A preguiça de acordar durante a noite faz com que muitas pessoas não tomem água para não precisar levantar, mas se esquecem que durante a noite o corpo sua e perde líquido que precisa ser reposto. Até por isso não é incomum que muitas pessoas acordem com sede e precisem levantar para repor líquidos.

Dicas do que fazer

Se você é daqueles que esquece de tomar água ou não sente muita sede e não sabe como manter-se hidratado, saiba que você pode estar privando o seu corpo de um bom funcionamento. Por isso, daremos umas dicas do que fazer para melhorar o seu consumo:

  • Beba água ao acordar: Como dito acima, o hábito ao acordar é muito benigno para a saúde;
  • Use uma garrafinha: No trabalho, na faculdade, na caminhada ou na academia, leve sempre uma garrafinha, assim fica mais fácil de lembrar da hidratação no verão.
  • Estabeleça metas: Coloque uma escala de horários na sua garrafa ou conte os copos já bebidos para criar consciência da quantidade já consumida;
  • Use a tecnologia: Você pode usar Apps encontrados facilmente nas lojas dos smartphones para lhe ajudar em como manter-se hidratado.
  • Crie competição: Com os familiares ou companheiros de trabalho, assim um está sempre ajudando o outro e fica mais fácil de lembrar.

Dicas do que não fazer

Como você já deve ter percebido nesse guia de como manter-se hidratado no verão, a água é a melhor fonte de hidratação para o seu corpo e deve ser bebida de forma constante e equilibrada para que o seu corpo funcione bem. Por isso segue algumas dicas de hábitos que devem ser evitados:

  • Bebidas alcóolicas: O verão é um convite para os drinks ou aquela cervejinha gelada, mas essas bebidas não ajudam em nada na hidratação. Apesar de conterem água em sua composição, o álcool presente nelas é um fator desidratante e pode ser consumido, desde que com moderação e com a reposição de água;
  • Sal: Alimentos muito salgados também devem ser evitados ou consumidos com moderação. O sal faz o corpo reter líquidos, o que pode ser ruim para a pressão e causar obesidade entre outros problemas.

Lembre-se de prestar bastante atenção para a hidratação no verão e aproveite para tornar isso um hábito para o ano inteiro.

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