Como funciona o tratamento de doenças do sistema imunológico?

doença autoimune

O nosso corpo tem em seu funcionamento um sistema imunológico que tem como função proteger o nosso organismo de tudo o que possa lhe prejudicar, desde detectar vírus, bactérias e infecções. A partir disto, buscar uma forma de chamar a atenção para algo que não está indo como deveria. Entretanto, quando uma pessoa tem uma doença autoimune (DAI), isto não acontece, porque os nossos tecidos ou órgãos são atacados por uma falha desse próprio sistema imunológico.

Causas

Mesmo com todos os estudos, não se pode concluir o que exatamente provoca uma doença autoimune. Existem apenas suposições de fatores genéticos, uso excessivo de medicamentos, radiação ou que surja ao longo da vida.

Essa é uma doença que atinge três vezes mais as mulheres do que os homens. Pesquisas confirmaram que é 10ª maior causa de morte nas mesmas, com idade inferior a 65 anos. Portanto, o ideal é ir ao médico regularmente para manter os exames atualizados.

É importante ter hábitos saudáveis além de uma alimentação balanceada para ajudar o organismo a se fortalecer de possíveis agressores, ainda que este organismo seja o agressor.

Tipos

Existem mais de 100 tipos de doenças autoimunes. Elas podem ser no mesmo órgão ou tecido, mas em pessoas diferentes apresentarem sintomas opostos. Por isto, um diagnóstico rápido ajudará na escolha do melhor tratamento.

As doenças autoimunes mais conhecidas são: Lúpus; Diabetes tipo 1; Artrite reativa; Vitiligo;  Esclerose múltipla;  Psoríase; Tireoide de Hashimoto; Doença celíaca; Anemia perniciosa; Alopecia areata.

Sintomas

Como cada uma das doenças autoimune tem particularidades em pacientes variados e, isso ocorre porque se leva em questão a idade, causas genético, estilo de vida, etc, os sintomas também se alteram.

Geralmente os sinais aparecem como: fadiga; rigidez muscular; dor e inchaço nas articulações; problemas de pele; dor abdominal; problemas digestivos; febre recorrente; anemia; perda de cabelo.

Uma avaliação médica vai chegar a um diagnostico e tratamento adequado. Sendo assim, caso tenha algum indício de um possível quadro dessa doença procure orientação médica o quanto antes.

Diagnóstico e Tratamento

O médico vai solicitar exames laboratoriais e, além disso, verificar os sintomas, condições hereditárias e fará um levantamento de hábitos de vida.

Com um diagnostico positivo para DAI, o tratamento se inicia. Pode variar de acordo com o paciente e o tipo de doença autoimune.

Entretanto, o objetivo é reduzir os sintomas, controlar o processo autoimune e retomar o funcionamento normal do sistema imunológico, ou seja, fazer o sistema imunológico voltar a combater apenas agentes prejudicais ao organismo.

O uso de medicamento é essencial neste processo.  O paciente deve usá-los corretamente e só interromper por orientação médica. As chances de melhora ou cura dependem de seguir o tratamento corretamente.

Embora uma doença autoimune seja crônica, é possível o controle dela. Eventualmente após o termino do tratamento os sinais podem voltar de tempos em tempo. Por isto, o acompanhamento médico deve ser contínuo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *