5 dicas para manter uma alimentação saudável

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“Você é o que você come”. Quantas vezes já ouvimos essa afirmação? E ainda que você não consiga levar totalmente a sério, saiba que ela faz total sentido. A nossa alimentação tem influência direta na forma como vivemos. Se comemos comidas saudáveis, tendemos a ter uma vida saudável. Se exageramos em comidas gordurosas e que não fazem bem à saúde, as chances de desenvolver doenças por causa da má alimentação são muito maiores.

É fato que devemos ter uma alimentação regrada, na quantidade correta de calorias, com um espaço de tempo satisfatório e que, acima de tudo, supra as necessidades de nutrientes que o corpo precisa para funcionar nas atividades do cotidiano e para vivermos com saúde.

Mas o que pode ser considerado como uma alimentação saudável ? Qual a importância que isso bem para a nossa vida? Essas são apenas algumas das dúvidas que você vai esclarecer nesse post. Siga na leitura e confira!

Importância da alimentação saudável

Apesar de ser um tema nada atual, a alimentação saudável vem ganhando mais destaque com o surgimento de influenciadores digitais especializados em vida “fitness”. Muita gente busca adotar um estilo de vida mais saudável para melhorar a aparência, perder peso e também por questões de saúde. E sim, a alimentação tem forte ligação com cada um desses aspectos.

Mas por que ter uma boa alimentação faz toda a diferença? Primeiramente precisamos relembrar que o simples fato de nos alimentarmos diariamente é fundamental termos energia para realizar as atividades do cotidiano e para preservar a nossa saúde. Também não podemos deixar de falar que, além de ser uma necessidade básica do corpo, comer é algo muito prazeroso.

A alimentação traz os nutrientes necessários para que toda a “engrenagem” corporal consiga trabalhar em pleno estado de funcionamento. O organismo precisa das substâncias que encontramos nas comidas para conseguir operar. Sendo assim, fica ainda mais simples entender que uma alimentação saudável, balanceada e contendo os nutrientes e vitaminas que o corpo precisa, é algo ideal.

Olhando pelo ponto de vista contrário, uma má alimentação pode gerar diversos problemas de saúde. Doenças como diabetes, obesidade e hipertensão, por exemplo, podem ser provocadas devido a maus hábitos alimentares.

Uma alimentação que faça bem para o nosso corpo certamente será muito benéfica tanto para a saúde, como para a aparência.

Benefícios da alimentação saudável:

  1. Ajuda a perder peso: quem tem uma dieta desbalanceada, come muito e com pouca qualidade, ingere alimentos sem os devidos nutrientes e com muita gordura, percebe que a massa corporal só aumenta. Quando mantemos uma alimentação saudável, a base de bons alimentos e seguindo uma dieta balanceada, temos mais chances de perder peso e assim ficar não apenas com uma aparência melhor, mas também evita diversos problemas de saúde.
  2. Melhora o funcionamento do organismo: outro dos benefícios da alimentação saudável é que ela ajuda o corpo a trabalhar melhor. O que não faz bem é eliminado do organismo e mais nutrientes e fibras são ingeridos, ajudando o trato digestivo a funcionar com qualidade e, por consequência, permitindo que todas as funções do organismo sejam desempenhadas bem.
  3. Aumenta a disposição e dá energias: quantas vezes você acordou sem disposição alguma e melhorou após fazer uma boa refeição? A alimentação saudável fornece energia na medida certa para termos disposição para realizar as tarefas e atividades do nosso cotidiano.
  4. Possibilidade melhor qualidade de vida: qualidade de vida é um dos objetivos que todos temos. E quando temos essa preocupação com a nossa alimentação, e cuidamos dela para que tenhamos mais saúde, energia e disposição, percebemos que a nossa qualidade de vida só tende a aumentar. Esse é um dos melhores benefícios que comer bem pode nos proporcionar.

O que fazer para ter uma alimentação saudável?

Apesar de não ter tantos “mistérios”, nem todo mundo sabe o que fazer para se alimentar bem. É pensando nisso que listamos a seguir algumas importantes dicas de alimentação saudável para que você tenha uma base a seguir. Confira!

1. Coma menos quantidade e mais vezes ao dia

Um dos grandes erros que cometemos é fazer de duas a três refeições por dia (café da manhã, almoço e janta). Apesar de ser o tradicional, deixar um grande espaço entre as refeições acaba fazendo com que tenhamos mais fome e, por consequência, comemos em maior quantidade. Opte por aumentar a quantidade de refeições (adicione um lanche entre cada refeição) e tente comer de três em três horas. Isso fará com que você coma em menor quantidade, mas se alimente mais vezes ao dia.

2. Não tenha pressa para comer

Outro erro que cometemos, e que está diretamente ligado ao item anterior, é a pressa ao comer. Seja pela falta de tempo ou por termos que cumprir cargas horárias nas atividades do cotidiano, nos alimentamos mal por termos que comer rápido. Busque reservar um bom espaço de tempo para sua alimentação (no mínimo 30 minutos). Isso fará com que você consiga mastigar melhor e ingira os alimentos com calma.

3. Priorize uma dieta saudável

Muito se fala sobre comida saudável, mas nem sempre fica claro o que se deve comer. Uma dieta balanceada e saudável tem cereais integrais, frutas, verduras, legumes, carnes magras (peixes e peito de frango, por exemplo), alimentos termogênicos como café, chá verde e gengibre, além de beber água. A hidratação faz parte da alimentação saudável e não pode ser esquecida.

4. Evite industrializados, preze por comidas naturais

Comidas enlatadas e industrializadas não são saudáveis. Por mais que sejam mais fáceis para preparar e até mesmo para comer, elas terão impacto negativo na nossa alimentação e na saúde do nosso corpo. Alimentos naturais podem até ser um pouco mais caros, mas em longo prazo perceberemos os impactos positivos que eles terão.

5. Mude hábitos

Enquanto você não tiver em mente que mudar hábitos é importante para ter uma boa alimentação, nenhuma das dicas anteriores vai funcionar. Não tente fazer uma mudança brusca, pois as dificuldades serão ainda maiores. Aos poucos busque trocar alimentos menos saudáveis por outros que cumpram a mesma função. O açúcar, por exemplo, pode ser trocado por mel ou adoçantes naturais. O sal também pode ser trocado por outros temperos como orégano e alecrim. Em vez de uma carne frita, coma ela grelhada. São esses pequenos movimentos que aos poucos farão com que seus hábitos alimentares sejam cada vez mais saudáveis.

Gostou das dicas sobre alimentação saudável ? Você tem praticado alguma delas em seu dia a dia? Deixe nos comentários a sua opinião e compartilhe esse post nas redes sociais!

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